O americano Thomas Hircock tinha 12 anos quando foi pela
primeira vez à Índia. Ele acompanhava o pai, que trabalha no país asiático.
Thomas ficou chocado com a pobreza e decidiu ajudar,
perguntando o que as crianças queriam. A resposta foi: bicicletas.
Então ele fez uma vaquinha na escola, na cidade de
Filadélfia, e daí surgiu a organização de caridade Bike Club, que vem doando
bicicletas deste então. Já foram mais de 400 entregues.
Com a doação, Thomas ajuda as crianças indianas a terem um
meio de transporte para ir à escola.
Notícia publicada na BBC Brasil, em 16 de abril de 2013.
André Henrique de Siqueira* comenta
A educação é o resultado da mudança de atitudes em relação à
vida.
Nos enganamos ao acreditar que educar é apenas criar modelos
para o raciocínio melhorado. A proposta educacional contempla uma ampliação na
capacidade de pensar, de sentir, de agir e de aprender. E o resultado da
educação se percebe em ações.
A atitude de Thomas Hircock, o jovem americano criador do
Bike Club (http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/04/130416_india_
bike_vale_rp.shtml), dá exemplo do que a educação pode fazer com um coração
sensibilizado e uma mente disposta para as atitudes construtivas.
O sentimento de solidariedade decorre da percepção de que
somos iguais. A noção da igualdade nos remete à natureza profunda de nossa
irmandade diante das Leis Naturais. A percepção de nossa igualdade e
fraternidade é a condição fundamental para que as nossas atitudes contribuam
para a construção da liberdade comum, a que inclui a ajuda recíproca e o
trabalho individual para a melhoria da qualidade de vida em sociedade. Este é o
resultado da educação.
O contato com a experiência de Thomas Hircock nos remete a
uma consideração memorável do professor Rivail, codificador da proposta
filosófica do Espiritismo: "O Espiritismo não cria a renovação social; a
madureza da Humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Pelo seu
poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas,
pela generalidade das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto, do que
qualquer outra doutrina, a secundar o movimento de regeneração; por isso, é ele
contemporâneo desse movimento." (Item 25, do capítulo "São chegados
os tempos", A Gênese).
A proposta espírita é uma proposta de educação da alma. Uma
sensibilização das potencialidades humanas para que a razão, o sentimento e as
atitudes sejam aplicadas na melhoria do bem estar comum em torno de uma
proposta específica: a prática da caridade em toda a sua extensão. E não é
possível praticar a caridade sem educar, os outros e a nós mesmos.
* André Henrique de Siqueira é bacharel em ciência da
computação, professor e espírita.
Fonte: http://www.espiritismo.net
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