quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SALMO 23



Este é um outro exemplo de quanto as traduções das Escrituras sofreram alterações ao longo dos anos.
Acima nós temos um dos mais belos trechos da Bíblia, O Salmo 23, nele está contido toda a confiança que se pode depositar em Deus. David compôs este belissímo Salmo durante um dos mais perigosos e desencorajadores períodos de sua vida. Ele era fugitivo derrotado, fugindo do Rei Saul.

O Salmo acima está em sua mais pura essência, em Hebraico, ele faz parte da oração na sinagoga e é recitado no fim do Ofício da Cabalat Shabat.

Antes de de conhecer a tradução correta leia atentamente a traduções abaixo:


Salmo 23 segundo a Bíblia de Jerusalém - Edição Paulinas - 4ª Reimpressão - 1989

"O Senho é meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera minha alma; guia-me por veredas de justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo. A tua vara e teu cajado me consolam. Preparas uma mesa, perante mim na presença dos meus inimigos. Unges a minha cabeça com óleo; meu cálice transborda. Certamente que bondade e misericórdia me seguirão, todos os dias da minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias"


Salmo 23 segundo a tradução do Centro Católico - Editora Ave Maria - 35ª Edição

"O Senho é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar.Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças da minha alma. Pelos caminhos retos Ele me leva, por amoro do Seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estás comigo. Vosso bordão e vosso báculo são meu amparo. Preparais para mim a mesa a vista dos meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, transborda a minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias da minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias"


Finalmente, eis a tradução correta do Salmo 23

"Adonai, é meu pastor, nada me faltará. Em verdes pastagens me fará descansar. Para a tranquilidade das águas me conduzirá. Fará mes espírito voltar ou retornar, e me guiará por caminhos justos, por causa do Seu nome. Ainda que eu caminhe pelo vale da morte, não temerei nenhum mal, pois Tu estarás comigo. Teu bastão e teu cajado me confortarão. Diante de mim prepararás uma mesa, na presença dos meus provocadores. Tu ungirás minha cabeça com óleo; minha taça transbordará. Certamente, bondade e benevolência me seguirão, todos os dias da minha vida. E voltarei na casa de Adonai por longos anos"



Nenhum comentário:

Postar um comentário