quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SALMO 23



Este é um outro exemplo de quanto as traduções das Escrituras sofreram alterações ao longo dos anos.
Acima nós temos um dos mais belos trechos da Bíblia, O Salmo 23, nele está contido toda a confiança que se pode depositar em Deus. David compôs este belissímo Salmo durante um dos mais perigosos e desencorajadores períodos de sua vida. Ele era fugitivo derrotado, fugindo do Rei Saul.

O Salmo acima está em sua mais pura essência, em Hebraico, ele faz parte da oração na sinagoga e é recitado no fim do Ofício da Cabalat Shabat.

Antes de de conhecer a tradução correta leia atentamente a traduções abaixo:


Salmo 23 segundo a Bíblia de Jerusalém - Edição Paulinas - 4ª Reimpressão - 1989

"O Senho é meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera minha alma; guia-me por veredas de justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo. A tua vara e teu cajado me consolam. Preparas uma mesa, perante mim na presença dos meus inimigos. Unges a minha cabeça com óleo; meu cálice transborda. Certamente que bondade e misericórdia me seguirão, todos os dias da minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias"


Salmo 23 segundo a tradução do Centro Católico - Editora Ave Maria - 35ª Edição

"O Senho é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar.Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças da minha alma. Pelos caminhos retos Ele me leva, por amoro do Seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estás comigo. Vosso bordão e vosso báculo são meu amparo. Preparais para mim a mesa a vista dos meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, transborda a minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias da minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias"


Finalmente, eis a tradução correta do Salmo 23

"Adonai, é meu pastor, nada me faltará. Em verdes pastagens me fará descansar. Para a tranquilidade das águas me conduzirá. Fará mes espírito voltar ou retornar, e me guiará por caminhos justos, por causa do Seu nome. Ainda que eu caminhe pelo vale da morte, não temerei nenhum mal, pois Tu estarás comigo. Teu bastão e teu cajado me confortarão. Diante de mim prepararás uma mesa, na presença dos meus provocadores. Tu ungirás minha cabeça com óleo; minha taça transbordará. Certamente, bondade e benevolência me seguirão, todos os dias da minha vida. E voltarei na casa de Adonai por longos anos"



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Codificador

Allan Kardec (1804-1869).


Pseudônimo do pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, Codificador do Espiritismo.


Nascido em Lyon, é autor de vasta obra pedagógica.
Entusiasta da educação, professor e magnetista, pesquisou profundamente os fenômenos das mesas girantes, mediúnicos e, a partir daí, estruturou o que chamou de Espiritismo, em 1857, com o lançamento de O Livro dos Espíritos.


Fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, a Revista Espírita e escreveu cerca de 30 obras que constituem a Kardequiana, a obra básica da Doutrina Espírita.

NÃO SEJAMOS CRIANÇAS, MAS ADULTOS, NO ESTUDO DA BÍBLIA

NÃO SEJAMOS CRIANÇAS, MAS ADULTOS, NO ESTUDO DA BÍBLIA


Há dois modos de estudarmos a Bíblia: um dogmático e extático, e outro racional e dinâmico. O primeiro, por ser da infância da teologia cristã, vai caindo no esvaziamento. O segundo, da teologia de Kardec, é duma cristandade já adulta, mais evoluída. Disse Paulo que quando crianças, nós nos alimentamos de mingau, mas quando adultos, nosso alimento é sólido (1 Coríntios 3:2).

Tudo se transforma no Universo, principalmente a nossa mentalidade em evolução constante, pois ela é produto da nossa mente, que nunca quer aquietar-se. No passado, a Bíblia era considerada infalível. E até Jesus, para confirmar a verdade de alguns de seus ensinamentos perante os seus inimigos sacerdotes judeus, apela para essa interpretação judaica errada da Bíblia (João 10:35). E a prova de que Jesus só assim falou para dar respaldo aos seus ensinos, é que, em outro passo, Ele próprio mostra erro na Bíblia: “Ouviste que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo (Velho Testamento). Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai para os que vos perseguem.” (São Mateus 5:43-44). Deus evoluiu e mudou de ideia no tempo de Jesus? Não, pois Deus é imutável e infalível. A verdade é que o espírito autor daquela passagem antiga foi tomado erradamente por Deus. Lembremos a advertência do Mestre: Eu não vim destruir a lei, mas confirmá-la. (Mateus 5:17).É melhor traduzir assim esse texto: Eu não vim destruir a lei, mas aperfeiçoá-la, pois esse é também o significado dos verbos grego e latino: “plerosai” e “adimplere” (Vulgata Ltina), como o demonstram tradutores recentes.

Observemos alguns erros da Bíblia: É proibido fazer imagens de qualquer ser (Êxodo 20:4), mas ela manda também fazê-las e de ouro (Êxodo 25:18); proibição de matar (Êxodo 20:13), mas ela ordena matar todos os homens de Mídiã (Números 31:7); Deus jamais se arrepende (1 Samuel 15:29), mas se arrepende (Gênesis 6:6; Êxodo 32:14; Jonas 3:10; e 1 Samuel 15:11 e 35); Aarão morreu no Monte Hor (Números 33:38) ou em Mosera? (Deuteronômio 10:6-7); Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (2 Samuel: 8:4), mas em outro passo foram 7.000 (1 Crônicas 18:4); o avô paterno de Jesus é Jacó (são Mateus 1:16), mas para Lucas foi Heli (Lucas 3:23); espírito maligno é enviado também por Deus (1 Samuel 16:23); o Senhor ordena Davi a fazer o censo de Israel (2 Samuel 24:1), mas um outro autor confunde o próprio Deus com satanás (1 Crônicas 21:1). Fico aqui para não enfastiar o leitor.

Sigo o espiritismo de Kardec, cujo livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” compõe-se dos mesmos quatro Evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João. Apenas eles são estudados de maneira racional e não dogmática. É incontestável que a doutrina paulina da salvação pela Graça e por sacrifícios, que foi incrementada por santo Agostinho e Lutero, não confere com a de Jesus: “A cada um será dado de acordo com suas obras.” Será que devemos por em descrédito o Evangelho que Jesus nos veio trazer? E, se Ele corrigiu a Bíblia, é porque ela tem erros, e porque tem erros, ela não pode ser interpretada literalmente como sendo a palavra de Deus!

Saibamos separar o joio do trigo, seguindo o exemplo de Jesus, não aceitando cegamente tudo da Bíblia, pois ela foi escrita por homens inspirados por espíritos nem sempre já santos, mas que, como nós, apenas caminhavam ou evoluíam para serem santos!


de José Reis Chaves

Fonte:http://fraternidadeassis.com.br