sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Compromisso com a Fé

Qualquer compromisso que se assume impõe deveres que devem ser atendidos, a fim de conseguir-se a desincumbência feliz.

Se te comprometes com a área da cultura sob qualquer aspecto, enfrentas programas e horários, disciplina e atenção, para alcançares a meta pretendida.

Se buscas trabalho e desenvolvimento econômico, arrostas obrigações sucessivas, obediência, ação constante, e através dessa conduta chegarás aos objetivos que anelas.

Se te comprometes com a edificação da família, muitos imperativos se te fazem indispensáveis atender, de forma que o lar se transforme em realidade feliz.

Se aceitas o compromisso social, tens que te submeter a inúmeras condições inadiáveis, para atingires os efeitos ditosos.

Compromisso é vínculo de responsabilidade entre o indivíduo e o objetivo buscado.
Ninguém se pode evadir, sem tombar na irresponsabilidade.

Medem-se a maturidade e a responsabilidade moral do ser através da maneira como ele se desincumbe dos compromissos que assume.

O profissional liberal que enfrenta dificuldades, para o desempenho dos compromissos, luta e afadiga-se para bem os atender, mantendo-se consciente e tranqüilo.

O operário que aceita o compromisso do trabalho, sejam quais forem as circunstâncias e os desafios, permanece na atividade abraçada até sua conclusão.

Compromisso é luta; é desempenho de dever.

O prazer sempre decorre da honorabilidade com que cada qual se desincumbe da ação.


************

Em relação à fé religiosa, a questão é semelhante.
Quem se apresenta no campo espiritual buscando a ilunminação, não tem condição de impor requisitos, mas, aceitá-los conforme são e devem ser seguidos.

Não se trata de um mercado de valores comezinhos, que devem ser leiloados e postos para a disputa dos interesses subalternos.

O compromisso com a fé religiosa é de alta relevância, pois se trata de ensejar a libertação do indivíduo, dos vícios e delitos a que se condicionou, e que o atormentam.

São graves os quesitos da jé religiosa.
Mesmo em se tratando de preservar a liberdade do candidato à fé, ela não modifica os programas que devem ser considerados e aplicados na transformação moral íntima.

Estabelecida a dieta moral, o necessitado de diretriz esforça-se para aplicar, incorporar as lições hauridas no seu cotidiano. Nenhuma modernidade altera as leis da vida, que são imutáveis.

Desse modo, o compromisso com a fé não permite ao indivíduo adaptar a linha direcional da

doutrina que busca aos seus hábitos perniciosos e às suas debilidades morais.


********************


O Espiritismo apóia-se moralmente nas lições de Jesus, sendo a sua, a mesma moral vivida e ensinada pelo Mestre.

Adaptar essa moral às licenças atuais, aos escapismos éticos em moda, às concessões sentimentais de cada um, constitui grave desconsideração ao excelente conteúdo que viceja no pensamento espírita.

Indispensável que o compromisso com a fé espírita mantenha-se inalterado, sem a incorporação dos modismos perniciosos e perturbadores do momento, assim ensejando a transformação moral para melhor de todos quantos o aceitem em caráter de elevação.

Somente assim, todo aquele que abrace a fé, que luz na Doutrina Espírita, terá condições para vencer estes difíceis dias em paz de consciência, mesmo que sob chuvas de incompreensões e desafios constantes do mal, dos vícios e dos perturbadores.


Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Momentos Enriquecedores.

Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.Salvador, BA: LEAL, 1994.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vencendo a depressão

Consideramos a assistência espiritual em trabalhos especializados fundamental na recuperação, em combinação com outras terapias

A Organização Mundial de Saúde alerta que, até o ano de 2020, a depressão se transformará na segunda doença que mais vidas roubará no nosso planeta, perdendo apenas para doenças cardíacas, que continuará sendo a primeira doença. Segundo a mesma Organização Mundial de Saúde, no mundo, já em 2005, apontava-se a existência de 121 milhões de pessoas com depressão. No Brasil, pesquisa realizada em 2001 já revelava um número de 17 milhões de brasileiros deprimidos. Na nossa experiência de longos anos no atendimento a pessoas com depressão grave, em trabalhos espirituais e de apoio, observamos nos últimos anos não somente um crescimento no número de casos como, também e – infelizmente – os casos que se apresentam cada vez mais graves afetando um grande número de adolescentes e jovens entre 15 e 30 anos.

Muitos pais vivem, presentemente, o drama de terem filhos adolescentes e jovens com depressão grave, mas que na grande maioria dos casos – quando tratados adequadamente com as alternativas que examinaremos adiante – existe a recuperação, inclusive com suspensão de medicação.

Consideramos a assistência espiritual em trabalhos especializados fundamental na recuperação, em combinação com outras terapias – entre elas, medicamentos com diagnóstico e acompanhamento psiquiátrico, psicoterapia, exercícios físicos, alimentação saudável – tendo em vista até a própria afirmação de especialistas que, diante da dificuldade de estabelecer no organismo a causa primária da depressão, afirmam ser “uma doença da alma”.

Sabemos que a depressão afeta o organismo, trazendo, inclusive, sintomas físicos ao lado dos mais conhecidos – os emocionais. Efeitos orgânicos como o fluxo de neurotransmissores responsáveis por sensações de bem-estar e prazer – como a serotonina e a noradrenalina e outros – são observados nas pessoas com depressão. Entretanto na visão espírita, os efeitos da depressão no organismo têm como causa o espírito, e na sua base, o plano do sentir, que forma o conjunto de sentimentos positivos e negativos que caracterizam – na sua manifestação – o que podemos designar de consciência.

Os sentimentos determinam a qualidade dos pensamentos, que impregnados de emoções condizentes com sua qualidade específica, transitam pelo cérebro afetando várias regiões quando se intensificam as exteriorizações dos sentimentos negativos no nosso campo mental.
Pela razão citada – que identifica a causa primária da depressão no espírito – entendemos que as terapias que visam equilibrar o metabolismo do cérebro e do organismo em geral e aquelas que visam levar equilíbrio ao comportamento necessitam da educação do “plano do sentir”, transformando sentimentos negativos em positivos, e se tal não for possível de imediato, o desenvolvimento de um autocontrole pela utilização da força espiritual, que vem do equilíbrio, para controlar os sentimentos negativos, visando fazer com que prevaleçam os sentimentos positivos.

A assistência espiritual especializada inclui não somente os passes e a desobsessão, mas também e principalmente palestras especializadas sobre temas relacionados com a depressão, juntamente com o Evangelho e a doutrina espírita, além da interação com as pessoas assistidas para orientação e esclarecimento de dúvidas. Se a causa não for adequadamente tratada, existirão dificuldades na recuperação e maior possibilidade de novas crises de depressão após a recuperação.

Lembramos também a importância do esclarecimento às pessoas deprimidas, familiares, amigos e responsáveis por orientação em casas espíritas, tendo em vista que o conhecimento afasta o medo do “desconhecido”, facilitando o apoio às pessoas com depressão e o desenvolvimento de um esforço pessoal do enfermo dentro dos limites que permite a depressão, visando, através das forças interiores, a liberação do processo de auto-cura, que é inerente aos organismos vivos e ao próprio espírito, gerado pela lei da conservação.

A minha experiência com a depressão e distúrbios mentais correlatos decorre da vivência de tais distúrbios em várias fases da minha vida, quando os antidepressivos ainda não estavam disponíveis. A falta de medicamentos específicos levou ao desenvolvimento de várias técnicas e procedimentos para aliviar os sintomas, principalmente nos momentos de crises agudas – fase em que os sintomas se tornam mais dolorosos.

Em abril de 2004, lancei a obra Reflexões sobre a Depressão, contendo catorze temas básicos que considerei essenciais, não somente para a melhora, como também para a recuperação das pessoas com depressão grave. Com base nessa obra, elaborei o projeto de uma assistência espiritual para atendimento de pessoas com depressão grave, implantado inicialmente na Federação Espírita do Estado de São Paulo e posteriormente em casas espíritas no Brasil e nos EUA.

A assistência espiritual que foi implantada na Federação Espírita do Estado de São Paulo tem sido um grande recurso para a recuperação de pessoas com depressão grave e vem atendendo, com sucesso, a um grande número de pessoas. Essa assistência está à disposição dos centros que desejarem conhecê-la, para considerar a sua adoção. Veja no final desta matéria o contato do autor.

A assistência espiritual, atualmente, está sendo aprimorada com procedimentos e técnicas novas visando acelerar o processo de recuperação. Na nossa experiência, observamos uma recuperação mais rápida no início da implantação do trabalho, com atendimento em grupos menores – no máximo de 40 a 50 pessoas – com técnicas específicas desenvolvidas por mim na apresentação dos temas, com filmes e recursos especiais de comunicação e experiência com a depressão e com pessoas deprimidas.

O crescimento dos trabalhos exige a utilização de colaboradores em grande número, cuja experiência mais limitada diminui a eficácia do trabalho aumentando o citado período de recuperação. O maior número de pessoas atendidas em cada grupo também dificulta a interação necessária, diminuindo a eficácia do trabalho.

Entretanto cumpre destacar que a assistência espiritual é sempre eficaz, ainda que não especializada – como tivemos oportunidade de constatar nas várias visitas às casas espíritas para palestras, cursos e eventos, onde encontrei pessoas com depressão grave obtendo melhoras mesmo nos trabalhos tradicionais.

No livro Temas atuais na visão espírita – vol. 1– também de minha autoria – os interessados podem encontrar informações importantes para o conteúdo de palestras e conhecimento do assunto para entrevistas e orientações nas casas espíritas.

A assistência espiritual que se realiza há quase quatro anos, juntamente com a elaboração das obras citadas, mais as minhas viagens ao exterior – em especial aos EUA, onde implantei, com o grupo local, o mesmo trabalho citado anteriormente, e as entrevistas com psicólogos e psiquiatras complementam a minha experiência sobre o assunto.

Em 2008, sentindo a necessidade de direcionar a orientação para aspectos práticos da depressão, lançamos o cd e o livro Vencendo a Depressão, elaborados com o objetivo de proporcionar às pessoas que vivenciam nesta fase da suas vidas a depressão grave um método de relaxamento e meditação que possa favorecer a recuperação e, durante a depressão, a superação das crises.
O cd oferece um exercício de relaxamento e uma meditação, elaborados a partir dos métodos que são adotados em vários exercícios semelhantes, mas que na prática verifiquei serem eficientes para reduzir os sintomas da depressão, diminuir e superar as crises agudas com maior facilidade e ajudar na recuperação. Incluí, para enfrentar as crises agudas, uma série de sugestões que podem ser ouvidas e utilizadas pelo deprimido para ajudá-lo a suportar os efeitos dolorosos da depressão.
Integra ainda a obra as recomendações gerais que foram desenvolvidas a partir da prática pessoal com deprimidos nos últimos quatro anos, do atendimento em trabalho espiritual especializado e também com base nos meus dois livros.